quarta-feira, 24 de junho de 2015

Não balance o barco? Como o mito do retorno sem balanço foi quebrado, pois não afeta o rendimento de guarnições

É geralmente aceite equipe de remo requer sincronização perfeita entre os movimentos dos remadores. No entanto, uma longa e noção um tanto absurda sobre a fase de retorno dos remos tem afetado os treinamentos de remadores de elite.


No remo, de 5 a 6% da energia produzida pelo remador (s) é perdida nas contrações e concentrações da fase de retorno do remo em cada ciclo de remada. Teoricamente, um caminho possível para as guarnições aumentarem a velocidade do barco média seria reduzir estas instabilidades no barco, remando em coordenação na anti-fase, ou seja, na fase de retorno.
Entretanto, pesquisadores apresentaram comparações sobre a coordenação dinâmica da fase de retorno que explicam como a falta de estabilidade NÃO reduz a potência aplicada, ou seja, o desempenho pode não ser muito afetado com o balanço lateral. A questão do balanço do barco parece ser mais relacionada com conforto mental do que com a potência aplicada. Talvez, pesquisas futuras possam observar se a sincronicidade entre os remadores afetaria o barco, no tempo de entrada da pá do remo e saída, com observação da altura dos remos estabelecida por cada remador no momento de retorno, importantes indicativos práticos tornam essa recomendação um assunto de ordem prioritária para quem deseja melhorar o tempo da guarnição.

Para quem deseja ler a pesquisa sobre o não efeito no desempenho com o balanço do barco, segue abaixo o link:
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3559869/

Um comentário:

  1. Oi Bianca,
    Vi esse post agora e achei muito interessante.
    Sai dai do Botafogo e remei aqui na Inglaterra (de onde essa teoria vem).
    Meu tecnico aqui me dizia isso - um barco nao precisa estar equilibrado para andar.
    E no final das contas é verdade! Mas tem um preço a se pagar, eles andam mas todos (muitos) se aposentam com lesao na coluna.
    Realmente o barco anda mais, mas é necessario aprender a manter o nivel do barco sem contracões musculares desnecessarias, e nao de aceitar um barco desnivelado. :)

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